Vários condutores queixam-se de que os pontos na carta não estão atualizados. Os responsáveis da plataforma eletrónica das contraordenações reconhecem que há problemas, mas garantem que são pontuais e que estão a ser resolvidos.
Se quiser ver quantos pontos tem ao certo na carta de condução, poderá não conseguir fazê-lo. Alguns condutores estão a queixar-se da falta de pontos na carta quando consultam o Portal de Contraordenações.
O sistema de carta por pontos entrou em vigor em 2016. A cada condutor é atribuído um total de 12 pontos iniciais que podem ser descontados ou adicionados. Por exemplo, se conduzir há mais três anos sem cometer nenhuma infração são-lhe adicionados 3 pontos à carta de condução: ficaria então com 15, o número máximo.
É no Portal de Contraordenações que pode ver o número total de pontos, mas parece que o sistema não tem estado atualizado. Alguns condutores reclamam da falta de pontos.
Ao Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) admite queixas pontuais e, por isso, foi criado um aviso no Portal de Contraordenações que diz que, apesar dos 3 pontos adicionais não estarem visíveis, os mesmos foram adicionados.
Desde 2021, já foram registadas no Portal da Queixa 30 reclamações do sistema. Desde que foi criado, mais de 700 mil condutores já perderam pontos na carta.